Colecistectomia
"Cirurgia de Vesícula"
Você chegou ao lugar certo !
Se Você Chegou até aqui até aqui
é por que :
-Necessita de uma cirurgia pela primeira vez ?
Podemos iniciar um planejamento para a sua Cirurgia após uma Consulta Médica ! Se for uma Urgência marcamos a sua Cirurgia para o mesmo dia.
- Já fez cirurgia e não deu certo: o problema voltou ou ficou com dor crônica ?
Podemos te avaliar e tentar ajudar e corrigir o Dano se possível !
- Precisa saber o preço de uma cirurgia ?
A única maneira para definir isso é primeiro passar pela consulta com o Cirurgião Especialista. Nela você será detalhadamente avaliado nos seguintes itens :
- complexidade do problema;
- tempo de evolução ;
- medicações em uso , perfil de saúde / presença de obesidade , doenças e cirurgias prévias ;
- tipos de materiais necessários para o procedimento ( só utilizamos os melhores materiais do mercado internacional > telas , grampeadores , tipos de energia ... tecnologias avançadas de Vídeolaparoscopia e Robótica ;
- necessidade de internação ou alta precoce ;
- tipo de hospital ( trabalhamos nos melhores Hospitais de Porto Alegre, de acordo com cada especialista ). São esses os itens básicos para a composição de um orçamento.
Somos uma Clínica Particular, temos diversos Pacotes Cirúrgicos para inúmeros tipos de Cirurgia nos Hospitais que atuamos.
Atendemos alguns Planos de Saúde pela Modalidade de Reembolso somente, detalhes pelo nosso Whatsapp.
Teremos o maior prazer em te explicar tudo isso novamente em uma consulta Médica. É somente na individualidade do consultório que montamos um Planejamento Cirúrgico de Sucesso para a sua patologia !
Necessita um atendimento em Saúde e Zela pela Qualidade ?
Então Invista na sua Saúde e Venha nos conhecer !
+ 12 mil Procedimentos Realizados
Clínica Referência em
Porto Alegre
95,5% de Satisfação
Cirurgia de Pedra na Vesícula como é realizada ?
Dr. Noslen explica:
A Colecistectomia, também conhecida como a cirurgia para retirada da vesicula biliar, pode ser realizada por videolaparoscopia ou robótica, procedimentos minimamente invasivos usados para tratar doenças diversas que acometem este orgão ( também pode ser realizada por técnica aberta em alguns casos excepcionais ) . Nessa cirurgia sempre se retira as pedras / cálculos junto com a Vesícula Biliar e não só as pedras - uma dúvida bastante comum em consultório. Além de Cálculos na vesícula existem diversas outras doenças que podem indicar a retirada do orgão como inflamações , infecções , pólipos e até câncer. Entretanto o motivo mais frequente para a retirada da vesícula é a presença de cálculos que ocasionam cólicas, dores, diarréia e náuseas sobretudo no período pós alimentar. Em casos mais graves pode haver icterícia ( amarelão ) ou Pancreatite biliar associados ao deslocamento / migração dos cálculos para ductos nobres da árvore biliar.
Descrição de como esse procedimento geralmente é realizado por Vídelaparoscopia :
-Insuflação do abdômen: Geralmente, é insuflado de carbono (CO2) no abdômen para criar espaço e facilitar a visualização e a manipulação dos órgãos internos.
- Manipulação dos instrumentos: Os instrumentos são usados para cortar e suturar tecidos, além de segurar a vesícula biliar e remover os cálculos.
-Anestesia: O paciente é geralmente submetido a anestesia geral para garantir
que esteja inconsciente e sem dor durante a cirurgia.
- Incisões: Realizadas pequenas incisões na região abdominal, geralmente de 0,5 a
0,8 cm de comprimento. Essas incisões são chamadas de portais e são usadas
para inserir os instrumentos cirúrgicos.
- Inserção instrumentos : Um laparoscópio, que é um tubo fino com uma câmera
na ponta, é inserido por um dos portais. A câmera me permite visualizar o interior
do abdômen em um monitor:
Remoção da vesícula biliar: é removida a vesícula biliar inteiro junto com todas as pedras. A vesícula biliar é desconectada dos ductos biliares e, em seguida, retirada do corpo através de um dos portais. Retira-se a Vesícula e todas as Pedras sempre. Fechamento das incisões: Após a remoção da vesícula, as incisões são fechadas com suturas discretas ou adesivos cirúrgicos. Detalhe da foto: Vesícula aberta expondo as pedras/cálculos do seu interior.
Na foto Dr. Noslen com as mãos empunhando as pinças e seu colega durante a realização de uma Cirurgia Videolaparoscópica para a remoção da Vesícula Biliar e Pedras / Cálculos.
Neste momento o colega segura uma câmera que é movimentado de acordo com anecessidade da cirurgia, ele é os olhos do Cirurgião neste caso.
Já na cirurgia Robótica não existe está necessidade de auxílio visto que o próprio cirurgião comanda o direcionamento da imagem através de Pedais .
A cirurgia videolaparoscópica é considerada menos invasiva em relação a cirurgia tradicional a "céu aberto" ( cirurgia pouco realizada atualmente , utilizada em serviços do SUS e em casos de complicações ), pois envolve incisões menores e recuperação mais rápida.
Já na Cirurgia Robótica os passos acima são semelhantes, mas o funcionamento e a abordagem cirúrgica nos portais do paciente são diferentes . Elenca-se abaixo as diferenças em relação ao supracitado no sistema Robótico Da Vinci , tecnologia que sou Certificado a usar, embora existam outras marcas e tipos de Robôs Cirúrgicos . Sistema Cirúrgico Da Vinci e Montagem de Uma Sala Cirúrgica:
- Posicionamento do robô - Docking robótico : O paciente é posicionado na mesa cirúrgica e o robô é posicionado e
aproximado sob orientações do Cirurgião.
O Cirurgião em campo estéril realiza os acessos das pinças cirúrgicas fazendo pequenas incisiões de cerca de 0,8 cm e posiciona os braços robóticos do sistema da Vinci em uma configuração própria para cada tipo de cirurgia e em relação ao perfil físico do paciente.
Geralmente, são necessárias de três a quatro pequenas incisões para inserir os instrumentos cirúrgicos e a câmera.
- Controle da console: Após confeccionado os pequenos portais no paciente e introduzir as pinças que são seguradas pelos braços do Robô , o cirurgião retira a roupa cirúrgica Estéril e desloca-se a um console de controle do Robô que fica próximo ao paciente ( a cerca de 1 a 2 metros de distância) e manipula os controles mestres do sistema robótico para iniciar a cirurgia.
Esses controles transmitem os movimentos precisos das mãos do cirurgião para os braços robóticos, permitindo maior precisão e destreza durante a cirurgia.
- Manipulação dos instrumentos: Os instrumentos são usados para cortar, suturar e remover a vesícula biliar, assim como na cirurgia laparoscópica tradicional. A destreza e a precisão oferecidas pelo sistema robótico permitem ao cirurgião realizar movimentos delicados e precisos.
- Visualização em 3D: Uma câmera tridimensional é inserida através de uma das incisões para fornecer ao cirurgião uma visão ampliada e em alta definição do campo cirúrgico. O cirurgião pode controlar a câmera e obter diferentes ângulos de visão. Este tipo de visão não existe na Cirurgia Videolaparoscopica, na qual o cirurgião opera visualizando um Monitor em 2 dimensões.
Na foto ao Lado Dr. Noslen no console Robótico realizando uma Colecistectomia Robótica ( retirada da vesícula biliar e as pedras/cálculos ) realizando a cirurgia através dos movimentos no console robótico e posicionando a câmera com os pés através de pedais.
A cirurgia robótica para remoção da vesícula biliar é um avanço tecnológico que permite realizar a colecistectomia com o auxílio de um sistema cirúrgico robótico. O sistema robótico mais comumente usado no mundo e nas Cirurgias do Dr.Noslen é o Da Vinci Surgical System.
A cirurgia robótica oferece benefícios potenciais, como maior precisão, menor perda de sangue, menor dor pós-operatória e recuperação mais rápida em comparação com a cirurgia aberta tradicional. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único e a decisão sobre o uso da cirurgia robótica é feita pelo cirurgião com base nas necessidades individuais do paciente, tanto cirurgia videolaparoscópica quanto Robótica conferem resultados cirúrgicos semelhantes com resolução completa do problema, embora na Robótica a recuperação do Paciente seja otimizada podendo o paciente ter alta hospitalar e retorno as atividades mais rapidamente.
Dr. Noslen